Perguntas mais frequentes

| O que é uma barraca três ou quatro estações? |

| O que é barraca isotérmica? |

| Por que nem todos os modelos têm abas de neve? |

| Que condições de tempo uma barraca tem que agüentar? |

| Tem costuras seladas? |

| Devo/preciso utilizar uma lona ou plástico debaixo da barraca? |

| Para quantas pessoas? E o resto do equipamento? |

| Como funcionam a garantia e a assistência técnica da Manaslu? |

| Por que seu preço é mais alto do que o das outras marcas do mercado? |

| Quanto tempo dura uma barraca Manaslu? |

| Como devo fazer para adquirir uma barraca Manaslu? |

| Qual o prazo de entrega? |

| O que devo fazer para tornar-me um cliente preferencial da Manaslu? |

| Que cuidados devo ter para obter a máxima performance e durabilidade de uma barraca Manaslu? |

| Qual o peso ideal para uma barraca? |

| Como lidar com a condensação? |

| As barracas importadas são melhores ou piores do que as da Manaslu? |

| Deformação de varetas |





O que é uma barraca três ou quatro estações?

Apesar de todas as nossas barracas serem muito fortes, dividimos nossa linha em modelos 3 estações e modelos 4 estações.
Nos modelos 3 estações o menor peso e a maior ventilação são nossas prioridades, enquanto que os modelos 4 estações são pensados para condições difíceis de ventos, chuva, neve, altitudes e latitudes extremas.
Muitas vezes nossos modelos 3 estações têm sido usados em condições mais exigentes e se saído muito bem. São modelos com maior área de ventilação interna, mas alguns deles podem ser utilizados em condições mais “invernais” (média e alta montanha). O fluxo de ar frio que entra na barraca por baixo do sobreteto pode ser regulado com um pouco de imaginação e com materiais geralmente disponíveis no próprio local, como pedras, troncos, ramos, areia, terra, neve, etc, de forma a manter a barraca mais “quente” segundo as circunstâncias, simplesmente tapando-se mais -ou menos- as entradas de ar sob o perímetro do sobreteto.
Analise suas necessidades mais imediatas e consulte-nos a respeito da melhor opção.

voltar ao topo>>

O que é barraca isotérmica?

Chamamos de barraca isotérmica aquela que é projetada e construída exclusivamente para alta montanha , geleiras e condições realmente invernais de uso. É o caso de Patagônia no inverno ou Antártida no verão, e acampamentos superiores a 5.000 metros de altitude. Possuem ventilação interna regulável , abas de neve em pontos estratégicos e ancoragem suplementar ainda mais reforçada.

voltar ao topo>>

Por que nem todos os modelos têm abas de neve?

As abas de neve, também chamadas de saias, permitem boa fixação da barraca no solo, mas têm o grande inconveniente de não permitirem a troca eficiente de ar no interior da barraca – que se dá pela entrada abundante de ar mais frio e renovado por baixo de todo o perímetro do sobreteto. Isso pode trazer sérios inconvenientes principalmente em altitudes mais elevadas, permitindo maior concentração de CO2 e queda considerável no nível do oxigênio renovado no interior de uma barraca fechada. A condensação aumenta mais e mais rapidamente criando condições de umidade excessiva que, segundo a temperatura ambiente, poderá congelar durante a noite e logo pingar durante as horas de maior luminosidade e calor, molhando tudo o que não estiver devidamente protegido. E é bom lembrar que esse tipo de situação pode durar muitos dias, segundo a latitude e a altitude.
As abas de neve ao redor de todo o perímetro do sobreteto só são recomendadas em casos realmente especiais e para ocupantes que tenham domínio na arte de sobreviver em climas realmente inóspitos.
Nossos modelos Voyager Expedition e Outland Expedition possuem abas de neve nos avancês, para melhor fixação dessas partes no solo, mas nada impede que estudemos seu caso em particular.

voltar ao topo>>

Que condições de tempo uma barraca tem que agüentar?

Isso depende de alguns fatores, como por exemplo, por quantas horas contínuas a barraca está exposta diretamente à ação de vento muito forte (isto é, vento constante com velocidade superior a 45 nós ou 80 km/h), se está abrigada por obstáculos naturais ou artificiais, se a ancoragem está devidamente instalada, etc. Isso vale para toda e qualquer barraca, independente da marca ou procedência. As barracas Manaslu têm suportado condições de tempo muito ruins sem apresentar maiores ou menores estragos do que as melhores marcas mundiais, porém com performance muito superior aos modelos disponíveis no mercado brasileiro.

voltar ao topo>>

Tem costuras seladas?

Não. E aqui vale um detalhe técnico importante: os tecidos de que são feitas a maioria das barracas possuem propriedades físicas de dilatação e contração, segundo a umidade e temperatura ambientes, o que faz com que as selagens (mais rígidas) terminem por soltar-se completamente das laterais das costuras após algum tempo de uso. Como o excursionista médio brasileiro ocupa uma barraca durante apenas algumas horas/ano, dificilmente notará que esse é um desgaste muito rápido, o que em condições mais prolongadas e difíceis pode representar um sério problema de infiltração de água. Somente umas poucas marcas no mundo utilizam o tipo de selagem de costura realmente eficiente, envolvendo uma tecnologia específica e cara. Mesmo assim vale lembrar que essas melhores marcas mundiais enviam, junto com cada barraca adquirida, um frasco de seam-sealer, selante de costura, para vedar possíveis e prováveis vazamentos.
Estamos fazendo testes e experiências a esse respeito e tão logo tenhamos solucionado definitivamente esse problema passaremos a selar as costuras. Enquanto isso, trabalhamos com costuras dobradas (costura inglesa) e, caso se note alguma infiltração, recomendamos o uso de silicone incolor, que acompanha todos os nossos modelos e é de fácil aquisição no mercado.

voltar ao topo>>

Devo/preciso utilizar uma lona ou plástico debaixo da barraca?

O tecido que utilizamos para o piso de nossas barracas é 100 % nylon, de alta tenacidade. Um pouco mais pesado, mas muito mais forte à abrasão do que os disponíveis nos modelos ditos “super leves”.
Você pode utilizar uma lona leve ou proteção extra, mas sempre por dentro da barraca e nunca sob a mesma. Quando colocada por dentro essa lona ajuda a proteger a resina do tecido do piso e, caso haja alguma infiltração, essa água ficará depositada entre a lona e os ocupantes, sem atrapalhar, podendo ser secada na primeira oportunidade. Quando colocada por baixo do piso da barraca, a água da chuva ficará acumulada entre a lona e o próprio piso, saturando o tecido.

voltar ao topo>>

Para quantas pessoas? E o resto do equipamento?

Quando dizemos “barraca para duas pessoas” queremos dizer: duas pessoas mais o equipamento básico de duas pessoas, ou seja, duas mochilas de 80 litros cada. E assim sucessivamente.

voltar ao topo>>

Como funcionam a garantia e a assistência técnica da Manaslu ?

A Manaslu oferece a todos os seus clientes garantia for life para todos os equipamentos que fabrica, contra eventuais defeitos de fabricação. Problemas gerados por mau uso, negligencia ou acidentes poderão ser eventualmente solucionados com matérias-primas originais e a preços de fábrica. Basta comunicar-nos por e-mail ou telefone e enviar-nos sua barraca. Despesas de envio-remessa correrão por conta do comprador. Importante: nossa garantia não cobre estragos causados pela ação de mofo ou bolor.

voltar ao topo>>

Por que seu preço é mais alto do que o das outras marcas do mercado?

Porque nossas barracas são melhores, mais bem projetadas e desenhadas e sempre utilizamos somente matérias-primas de primeira linha. São confeccionadas uma a uma, com cuidado artesanal para todos os detalhes, o que nos dá total tranqüilidade para oferecer nossa garantia for life. Outro detalhe importante é que todos os itens que compõem nossas barracas (tecidos, aviamentos, armações, etc) são materiais inteiramente produzidos no Brasil (gerando empregos e riqueza), com qualidade e preços compatíveis à realidade produtiva de nosso país.

voltar ao topo>>

Quanto tempo dura uma barraca Manaslu?

O mercado médio brasileiro (usuários esporádicos) demonstrou, nos últimos vinte anos, que uma barraca Manaslu, cuidada corretamente, chega a durar 8 ou 9 anos em perfeito estado para uso. No entanto, nesses mesmos vinte anos, tivemos casos de barracas que foram “aposentadas” após 100 – 180 dias de uso contínuo, notadamente em ilhas antárticas ou em ambientes de alta montanha, principalmente devido a grande incidência de raios ultra-violeta (violento agente degradador sobre os tecidos) e condições meteorológicas realmente difíceis daquelas latitudes. A durabilidade depende, logicamente, da freqüência de uso, armazenagem correta, cuidados ao montar e desmontar, local mais ou menos apropriado, sorte – ou azar – com a meteorologia e assim por diante.

voltar ao topo>>

Como devo fazer para adquirir uma barraca Manaslu?

Você pode adquirir sua barraca Manaslu somente por encomenda, direto da fábrica ou através de algum de nossos parceiros (veja “links”, em nosso menu). Cores disponíveis e prazos de entrega sob consulta.

voltar ao topo>>


Qual o prazo de entrega?

Isso vai depender do modelo escolhido e da quantidade de peças. Para uma barraca de duas a três pessoas o prazo médio de entrega está atualmente entre 15 e 20 dias úteis a partir da confirmação do pedido.

voltar ao topo>>

O que devo fazer para tornar-me um cliente preferencial da Manaslu?

Usar nossos equipamentos é um bom começo, compartilhar conosco suas emoções, experiências e resultados também. Nós, da Manaslu, fabricamos barracas para uso próprio e temos consciência do produto que fabricamos. Queremos trocar essas experiências e aperfeiçoar cada vez mais; esse tem sido um bom objetivo desde que lançamos a marca Manaslu no mercado brasileiro, 20 anos atrás.
Envie-nos imagens, relatos de sua aventura, para que possamos divulgar em nosso site através de nossa galeria de fotos ou mesmo criar links mais específicos com seu empreendimento. Veja link exclusivo Cliente Preferencial em nosso menu.

voltar ao topo>>

Que cuidados devo ter para obter a máxima performance e durabilidade de uma barraca Manaslu?

Cuidar dela. Lembre-se de que uma barraca é um abrigo, um ponto de referencia na paisagem, é o lugar que vai proteger, aquecer e manter nossa intimidade quando estivermos em campo aberto, nas mãos das forças naturais. Merece cuidados durante a montagem e desmontagem, ao ancorar, no modo de abrir e fechar portas e zipers e, após o uso, merece ser limpa o melhor possível e seca o mais possível, para evitar a formação de mofo ou bolor, que não estão cobertos por nossa garantia. Em casa, vale a pena armá-la de vez em quando, para que areje e esteja sempre seca.Todas as instruções para isso acompanham sua barraca.

voltar ao topo>>

Qual o peso ideal para uma barraca?

Para os modelos da linha alta montanha, diríamos que menos de 2,0 kg / ocupante supõe que a barraca pode não ser tão forte quanto dizem.
Para modelos de duas pessoas, até 2,5 kg / ocupante (uma barraca com até 5,0 kg de peso total ocupa essa faixa) e para modelos de três pessoas até 2.0 kg/ocupante é um bom parâmetro.
Na linha quatro estações/excursionismo outras marcas oferecem modelos bastante leves, mas sempre com armações de padrões menores de resistência ou tecidos menos resinados e/ou mais leves.
De qualquer modo, a escolha certa vai depender da utilização de cada barraca, se você é montanhista ou escalador de alta montanha, cicloturista ou fotógrafo em florestas, pesquisador antártico ou só acampa em praias. Consulte-nos a respeito.

voltar ao topo>>

Como lidar com a condensação?

A condensação é um fenômeno comum a toda e qualquer barraca. É resultado da diferença de temperatura dentro e fora da barraca, e da umidade relativa do ar.
Toda condensação pode ser minimizada através de ventilação suficiente para equilibrar um pouco o teor de umidade do ambiente externo com o ambiente interno. Isso, no entanto, nem sempre é possível, já que em lugares muito frios temos a tendência a fechar os pontos de entrada de ar, “aquecendo” o interior da barraca, o que nos traz de volta a condensação. Pontos de ventilação reguláveis, distribuídos estrategicamente, ajudam muito nesses casos, pois permitem que mesmo a mais ligeira brisa possa penetrar no interior da barraca e carregar os excessos de ar quente acumulado de volta ao meio ambiente. Nunca se deveria pernoitar numa barraca totalmente fechada e sem recursos fixos de ventilação alternativa.

voltar ao topo>>

As barracas importadas são melhores ou piores do que as da Manaslu?

Quando se fala de barracas importadas, deve-se ter em mente que há dois tipos de barracas importadas: uma que tem marca e fabricação no estrangeiro e que é vendida (no Brasil) no comércio, especializado ou não, e outra, produzida no exterior por marcas brasileiras para comercialização em território nacional.
No primeiro caso, o que se tem a disposição podem ser marcas de renome mundial de qualidade mas com produtos da chamada “segunda linha”, ou seja, sem as características de matéria-prima, confecção e detalhes técnicos que tornaram essas mesmas marcas famosas em todo o mundo. Barracas top line dessas marcas têm preços proibitivos para o grande mercado nacional.
No segundo caso, as barracas disponíveis são fabricadas no exterior segundo especificações do dono da(s) marca(s) no Brasil. Também por motivos econômico-financeiros, precisam ter preços competitivos e, portanto, também deixam de apresentar quase todas as características de qualidade que a Manaslu exige para a confecção de sua linha.
Os preços praticados pela Manaslu encontram-se as vezes um pouco acima dos preços dos produtos importados (em ambos os casos), porém abaixo dos modelos mais técnicos, de primeira linha, das melhores marcas mundiais.

voltar ao topo>>

Deformação de varetas

As varetas da armação podem sofrer deformação. Isso é absolutamente normal e não causa nenhum tipo de contratempo. Em casos de quebra ou deformação acidental acentuada fale conosco para eventual reposição.
Deve-se sempre evitar sentar ou colocar peso sobre as armações, mesmo que estejam acondicionadas no saco de transporte.


voltar ao topo>>


Manaslu Equipamentos para Camping Ltda.
Rua Guaraná, 130
Curitiba - PR / CEP 81560-200
Fone/Fax (xx41) 3369-1551
manaslu@uol.com.br